Grupos de pesquisa

Educação, Mídias e Comunidade Surda

Líderes do grupo de pesquisa
Cristiane Taveira
Alexandre Rosado

Site do Grupo de Pesquisa
Página no DGP CNPq

O grupo de pesquisa iniciou seus trabalhos em 2015 com a proposta de investigar três eixos: a educação bilíngue de pessoas surdas (Libras / língua portuguesa); o uso de mídias analógicas e digitais em ações didático-pedagógicas envolvendo a tríade aluno-professor-intérprete de língua de sinais; e como essas ações e seus produtos auxiliam no letramento visual dos alunos surdos. As primeiras atividades visam a aproximação dos membros do grupo de pesquisa (professores, alunos de graduação e intérpretes) de conceitos e autores ligados às áreas de mídia-educação, semiótica e comunicação em contextos educacionais. De forma prática, o grupo procederá coletivamente à catalogação e análise de produtos comerciais e não-comerciais, especialmente os que envolvem editoração gráfica e vídeos, direcionados à educação de surdos, em busca de uma maior aproximação e sistematização das características desses artefatos. Simultaneamente, serão desenvolvidas oficinas de produção com mídias e suas técnicas.

Instrução em Libras como L1 e L2

Líderes do grupo de pesquisa
Ana Regina e Souza Campello

Site do Grupo de Pesquisa
Página no DGP CNPq

O Grupo de Pesquisa: Instrução em Libras como L1 e L2 objetiva resgatar a autonomia educacional na leitura, entendimento, cognição e da escrita da língua portuguesa dos alunos nas escolas inclusivas e bilíngues; Pesquisar as atuações dos pseudo-bilíngues, professores surdos e professores não bilíngues nas salas de aulas no ensino infantil a ensino superior; Pesquisar as instruções em libras praticadas pelos professores; Pesquisa qualitativa e quantitativa; Abordagem investigativa; Uso condizente de acordo com a política linguística da convenção internacional, leis e decretos; Uso e estratégia da instrução; Ensino - aprendizagem dos alunos; Relação dos professores e alunos; Publicações em artigos; Apresentações de trabalho; Entrevista semi estruturada e estruturada; Filmagem com termo de compromisso de imagem; Análise do discurso dos professores e alunos e enfim, analisar os dados dos números de alunos e professores nas salas de aulas.

Narrativas sobre Surdez, História e Sociedade

Líderes do grupo de pesquisa
Luiz Claudio da Costa Carvalho
Solange Maria Rocha

Site do Grupo de Pesquisa
Página no DGP CNPq

O Grupo é integrado por professores com relevantes serviços prestados à Educação e à Educação de Surdos. A Prof ª. Dr ª. Solange Rocha é uma das principais referências nacionais nos temas relativos à História da Educação de Surdos. Destaque-se ainda a atuação da Prof ª Solange na docência, na área da gestão e na consultoria de temas relativos à surdez. O Prof. Dr. Claudio Carvalho conta com extenso histórico de ensino e pesquisa na área dos Estudos Culturais da Surdez e temas relativos à Literatura, Artes e Produção Textual, com livros e artigos publicados. O Prof. Dr. José Renato Baptista dedica-se à investigação das interfaces entre as construções identitárias dos surdos e suas inserções no campo religioso. O Prof.Dr. Mário Missagia dedica-se à investigação da aplicação e uso dos pressupostos das Ciências Sociais para a análise da surdez. O Grupo é efetivamente transdisciplinar e aberto a múltiplas abordagens e perspectivas. Linhas de Pesquisa: 1- "Cultura Surda" e apropriações sobre identidade, etnicidade e territórios no mundo da surdez. 2- Educação de Surdos em Rede Histórica. 3- Imaginário Surdo Em Língua De Sinais E Em Português: Literatura, Textos Religiosos, Cancioneiro Popular, Teatro. 4- Surdez, Sociedade e Trajetórias Sociais.

Grupo de estudo de educação de surdos e educação bilíngue no INES

Líderes do grupo de pesquisa
Sara Moitinho da Silva

Site do Grupo de Pesquisa
Página no DGP CNPq

O grupo estudo busca investigar a Educação de Surdos e a Educação Bilíngue no Instituto Nacional de Educacional de Surdos. O Grupo é inserido no contexto do Mestrado Profissional Bilingue para Surdos e Ouvintes e também no contexto da Graduação em Pedagogia Bilíngue para surdos e ouvintes. Tem trabalhos publicados na área de Educação de Surdos, Direitos Humanos, Didática e Educação Bilíngue e Educação Multicultural e Intercultural desde 2007.

ArteGestoAção

Docente do PPGEB integrante
Lívia Buscácio

Líderes do grupo de pesquisa
Lúcia Vignoli
Tiago Ribeiro

Site do Grupo de Pesquisa
Página no DGP CNPq

Artegestoação é um grupo de pesquisa que propõe práticas e ações pedagógicas transdisciplinares em educação de surdos, na interface com a linguagem artística, outras linguagens e áreas do conhecimento. Trabalha com a ideia de transbordar fronteiras disciplinares e práticas curriculares como movimento pedagógico necessário na tessitura de uma pedagogia visual em educação bilíngue de surdos.