Grupos de pesquisa

Educação, Mídias e Comunidade Surda

Líderes do grupo de pesquisa
Cristiane Taveira
Alexandre Rosado

Site do Grupo de Pesquisa
Página no DGP CNPq

O grupo de pesquisa iniciou seus trabalhos em 2015 com a proposta de investigar três eixos: a educação bilíngue de pessoas surdas (Libras / língua portuguesa); o uso de mídias analógicas e digitais em ações didático-pedagógicas envolvendo a tríade aluno-professor-intérprete de língua de sinais; e como essas ações e seus produtos auxiliam no letramento visual dos alunos surdos. As primeiras atividades visam a aproximação dos membros do grupo de pesquisa (professores, alunos de graduação e intérpretes) de conceitos e autores ligados às áreas de mídia-educação, semiótica e comunicação em contextos educacionais. De forma prática, o grupo procederá coletivamente à catalogação e análise de produtos comerciais e não-comerciais, especialmente os que envolvem editoração gráfica e vídeos, direcionados à educação de surdos, em busca de uma maior aproximação e sistematização das características desses artefatos. Simultaneamente, serão desenvolvidas oficinas de produção com mídias e suas técnicas.

Instrução em Libras como L1 e L2

Líderes do grupo de pesquisa
Ana Regina e Souza Campello

Site do Grupo de Pesquisa
Página no DGP CNPq

O Grupo de Pesquisa: Instrução em Libras como L1 e L2 objetiva resgatar a autonomia educacional na leitura, entendimento, cognição e da escrita da língua portuguesa dos alunos nas escolas inclusivas e bilíngues; Pesquisar as atuações dos pseudo-bilíngues, professores surdos e professores não bilíngues nas salas de aulas no ensino infantil a ensino superior; Pesquisar as instruções em libras praticadas pelos professores; Pesquisa qualitativa e quantitativa; Abordagem investigativa; Uso condizente de acordo com a política linguística da convenção internacional, leis e decretos; Uso e estratégia da instrução; Ensino - aprendizagem dos alunos; Relação dos professores e alunos; Publicações em artigos; Apresentações de trabalho; Entrevista semi estruturada e estruturada; Filmagem com termo de compromisso de imagem; Análise do discurso dos professores e alunos e enfim, analisar os dados dos números de alunos e professores nas salas de aulas.

Narrativas sobre Surdez, História e Sociedade

Líderes do grupo de pesquisa
Luiz Claudio da Costa Carvalho
Solange Maria Rocha

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O Grupo é integrado por professores com relevantes serviços prestados à Educação e à Educação de Surdos. A Prof ª. Dr ª. Solange Rocha é uma das principais referências nacionais nos temas relativos à História da Educação de Surdos. Destaque-se ainda a atuação da Prof ª Solange na docência, na área da gestão e na consultoria de temas relativos à surdez. O Prof. Dr. Claudio Carvalho conta com extenso histórico de ensino e pesquisa na área dos Estudos Culturais da Surdez e temas relativos à Literatura, Artes e Produção Textual, com livros e artigos publicados. O Prof. Dr. José Renato Baptista dedica-se à investigação das interfaces entre as construções identitárias dos surdos e suas inserções no campo religioso. O Prof.Dr. Mário Missagia dedica-se à investigação da aplicação e uso dos pressupostos das Ciências Sociais para a análise da surdez. O Grupo é efetivamente transdisciplinar e aberto a múltiplas abordagens e perspectivas. Linhas de Pesquisa: 1- "Cultura Surda" e apropriações sobre identidade, etnicidade e territórios no mundo da surdez. 2- Educação de Surdos em Rede Histórica. 3- Imaginário Surdo Em Língua De Sinais E Em Português: Literatura, Textos Religiosos, Cancioneiro Popular, Teatro. 4- Surdez, Sociedade e Trajetórias Sociais.

Grupo de estudo de educação de surdos e educação bilíngue no INES

Líderes do grupo de pesquisa
Sara Moitinho da Silva

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O grupo estudo busca investigar a Educação de Surdos e a Educação Bilíngue no Instituto Nacional de Educacional de Surdos. O Grupo é inserido no contexto do Mestrado Profissional Bilingue para Surdos e Ouvintes e também no contexto da Graduação em Pedagogia Bilíngue para surdos e ouvintes. Tem trabalhos publicados na área de Educação de Surdos, Direitos Humanos, Didática e Educação Bilíngue e Educação Multicultural e Intercultural desde 2007.

ArteGestoAção

Docente do PPGEB integrante
Lívia Buscácio

Líderes do grupo de pesquisa
Lúcia Vignoli
Tiago Ribeiro

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Artegestoação é um grupo de pesquisa que propõe práticas e ações pedagógicas transdisciplinares em educação de surdos, na interface com a linguagem artística, outras linguagens e áreas do conhecimento. Trabalha com a ideia de transbordar fronteiras disciplinares e práticas curriculares como movimento pedagógico necessário na tessitura de uma pedagogia visual em educação bilíngue de surdos. 

Grupo de Estudos sobre racismo e Surdez - GERES

Líderes do grupo de pesquisa
Ricardo Janoario

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O Grupo de Estudos sobre Racismo e Surdez teve início no ano de 2017, no Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), e tem com o principal objetivo debater o tema do antirracismo na e para Educação. Traz como elementos fundantes dos seus debates: a Pedagogia Crítica, a Educação Antirracista, a Educação Intercultural Crítica, assim como as Teorias Decoloniais que possibilitam reconhecer as peculiaridades dos sujeitos (surdos) a partir de suas diferenças culturais, sociais, raciais e linguísticas, estabelecendo diálogos que associam o debate da surdez às questões étnico-raciais. Sendo assim, não há possibilidade de falar de educação de surdos desassociada do contexto de luta dos grupos socialmente discriminados, que buscam modificar, por meio de suas ações, a lógica pela qual a sociedade produz sentido e significados de si mesma. A proposta do Grupo, portanto, é buscar alternativas que promovam a emancipação crítica com intuito de mitigar as desigualdades e preconceitos imersos nas diversas relações sociais.

Grupo de Pesquisa em Letramentos e Imagem

Líderes do grupo de pesquisa
Valéria Campos Muniz
Danielle Mendes

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O grupo tem como objetivo estudar e debater os modos plurais pelos quais as práticas e os eventos de letramentos ocorrem em contextos diversos ligados a alunos surdos. A questão da imagem é um elemento transversal a tal estudo, o que nos leva à centralidade dos letramentos visuais e críticos em nossos debates, em uma perspectiva correspondente ao que Street (2018) compreende como um modelo ideológico dos letramentos. Deriva deste a compreensão de que os sentidos são constituídos pelos sujeitos, através das linguagens e das línguas, e da realidade como uma construção social. Desse modo, estamos alinhados às propostas de Hall (2006), fundamentadas em uma semiótica construtivista, assim como ao pensamento de Kress, sobretudo ao que se liga aos seus estudos no campo da semiótica social. Através das discussões e investigações propostas, elencamos três pontos de reflexão, a saber: 1 - a expansão de sentidos (Monte-Mor, 2006, 2020); 2 - a tentativa permanente de desconstrução de visões essencialistas; para tanto, nós nos fundamentamos em propostas  decoloniais (Santos, 2001; Mignolo, 2006); 3- a compreensão das práticas translinguajeiras e intermidiáticas em produtos que são produzidos, circulam e são consumidos pelas comunidades surdas. Importa-nos pensar como funcionam e impactam as percepções sobre modos de ler o mundo e pensá-lo. O cenário exposto torna-se a base para questionamentos e propostas práticas dos participantes, muitas vezes convertidas em produtos acadêmicos. 

Grupo Manuário Acadêmico e Escolar

Líderes do grupo de pesquisa
Wilma Favorito
Janete Mandelblatt

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O grupo de pesquisa, iniciado em 2011, tem os seguintes objetivos: (a) o registro e estudo de sinais para conceitos teóricos e autores em uso no Curso Bilíngue de Pedagogia e no Colégio de Aplicação do INES visando a elaboração de dicionário terminológico bilíngue Libras-Língua Portuguesa online, denominado Manuário Acadêmico e Escolar, atualmente com um léxico de 1500 sinais-termo divulgados no site www.manuario.ines.gov.br; e (b) contribuir para o processo histórico de legitimação da Libras como língua de instrução e como bem cultural da comunidade surda, além de oferecer um corpus de pesquisa lexicográfica à comunidade de estudiosos dessa língua.

Grupo de Pesquisa Espaços de Livro e Leitura

Líderes do grupo de pesquisa
Claudia Pimentel
Elaine Costa Honorato

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O grupo de pesquisa tem sua origem na pesquisa de doutorado realizada na UFRJ, com tese aprovada intitulada “Espaços de livro e leitura: um estudo sobre as Salas de Leitura de escolas municipais da cidade do Rio de Janeiro”, aprovada em 2011. Na Universidade Federal de Alagoas, a pesquisa se desdobra em projeto de extensão junto ao MEC-SESU. Já no INES, a pesquisa se insere nos projetos de extensão aprovados de acordo com editais de bolsa para graduação. Primeiramente, ainda no ano de 2018, a extensão é intitulada “Língua de sinais, leitura e escrita na Educação Infantil”, no ano de 2021, amplia as ações através do projeto cadastrado na PROEXT como “Língua de sinais, leitura e escrita na Educação Infantil e anos iniciais do EnsinoFundamental” e oferece dois cursos de extensão durante a pandemia, intitulados “Construções na pandemia” e “Transcriações literárias na tela”, ambos certificados pela PROEXT. Em 2023, o projeto se estrutura para a realização de residência pós-doutoral na UFMG, cadastrada pela Comissão Permanente de Acompanhamento da Capacitação (CPAC) do INES, com portaria da direção do INES, tendo a pesquisa o título “Espaços do livro e da leitura: infância e experiência estética no trânsito entre línguas, o livro infantil e a literatura surda”. Como parte das ações do pós-doutorado, a pesquisa tem desdobramento na oferta de curso de extensão pela UFMG, intitulado “Narrativas e narradores: escolhas e mediações da leitura através dos tempos”, e na colaboração com o projeto de extensão intitulado “Leitura e Escrita na Educação infantil - LEEI/Sudeste”, integrando a política Nacional de Alfabetização.

Teorias Feministas, Estudos sobre Deficiência e Educação

Líder do grupo de pesquisa
Rejane Lopes Rodrigues

Site do Grupo de Pesquisa
Página no DGP CNPq

  O grupo de pesquisa tem como objetivo promover a reflexão, a capacitação e a pesquisa relacionadas aos Estudos de Gênero e aos Estudos sobre Deficiência e suas possíveis relações com a Educação e com a Memória Social. Entre os tópicos abordados, temos: Estudos de Gênero e Educação; Feminismo Pós-estruturalista e Estudos sobre Deficiência; Teoria Queer e Teoria Crip; Estudos sobre Deficiência e Educação; Feminismo e surdez; Violência contra mulheres surdas; Políticas públicas para mulheres surdas no campo da Educação; Políticas de memória. Busca-se também promover o diálogo entre o Programa de Pós-Graduação em Ensino Bilíngue e o Ensino Básico do INES através de eventos, atividades de estudo, pesquisas, artigos e livros acadêmicos.