Docentes do curso

Linha de Pesquisa 1
Educação de surdos e suas interfaces

Ana Regina e Souza Campello
Doutorado em Educação


Temas de interesse: Educação de Surdos; Estudos Surdos; Visualidade na Educação de Surdos; Pedagogia Surda; Didática Surda; Tradução e Interpretação dos Intérpretes Surdos; Estudos Linguísticos de Libras

 Currículo Lattes

Cláudia Pimentel
Doutorado em Educação


Temas de interesse: Educação Infantil; Literatura Infantil, brinquedos, objetos pedagógicos para educação infantil; Organização de espaços e ambientes na escola educação infantil e primeiros anos do ensino fundamental; Espaços não formais de ensino (museus, bibliotecas, centros culturais); Formação do Professor para a educação infantil; Língua de sinais e leitura na educação infantil.

 Currículo Lattes

Cristiane Correia Taveira
Doutorado em Educação


Temas de interesse: Ambiente bilíngue voltado à surdez; Objetos educacionais, materiais didáticos; Objetos bidimensionais e tridimensionais, imagem mediada, tradução intersemiótica; Didáticas específicas desenvolvidas em contextos de Educação Bilíngue de surdos; Pedagogia surda, Artefatos literários surdos; Letramento visual, Alfabetismo visual, Visual literacy; Leitura compartilhada, Shared Reading Program; Criação e produção de vídeo, Monografia em Libras, Animação.

Currículo Lattes

Luiz Alexandre da Silva Rosado
Doutorado em Educação


Temas de interesse: Usos de tecnologias digitais na educação. Cultura digital e educação. Produção de artefatos digitais para a educação em geral e para a educação de surdos: infografia, fotografia e vídeos. Visualidade, alfabetismo visual e gramática visual. Autoria digital emergente. Escrita, leitura e suportes digitais. Transições e transformações tecnológicas.

Currículo Lattes

Sara Moitinho da Silva
Doutorado em Educação


Temas de interesse: Pedagogia Visual e Didática Visual no Ensino Superior; Multiculturalismo e Educação Intercultural;  Alunos  surdos no ensino superior. Narrativas, saberes/fazeres e práticas de professores surdos e ouvintes no cotidiano escolar e no ensino superior em diálogo com as tensões entre Igualdade e Diferença e Direitos Humanos.

Currículo Lattes


Linha de Pesquisa 2
Língua e linguagens

Danielle Cristina Mendes Pereira Ramos
Doutorado em Literatura Comparada 


Temas de interesse: Formação do leitor. Letramentos e multimodalidade. Literatura surda na Contemporaneidade. Culturas e identidades em ambientes multiculturais, interculturais e transculturais. Ensino de literatura para surdos.

Currículo Lattes

Fernanda Beatriz Caricari de Moraes
Doutorado em Linguística Aplicada


Temas de interesse: Ensino de Língua Portuguesa como L1. Ensino de Língua Portuguesa como L2. Elaboração de material didático para o ensino de Língua Portuguesa como L2. Estratégias de ensino de LP como L1 e L2. Questões ligadas à representação e identidade.

Currículo Lattes

Lívia Letícia Belmiro Buscácio
Doutorado em Estudos da Linguagem


Temas de interesse: Análise de discurso, História das Ideias Linguísticas, Educação com surdos, Práticas discursivas entrelínguas, Estudos Literários e Ensino de língua e literatura.

Currículo Lattes

Tanya Amara Felipe de Souza
Doutorado em Linguística Estudos linguísticos


Temas de interesse: Descrição gramatical da Libras; Lexicografia e lexicologia – Dicionário de Uso da Libras; Políticas para educação bilíngue para minorias e para surdos; Metodologia para ensino de Libras como Língua primeira – L1 e Língua segunda – L2.

Currículo Lattes

Valéria Campos Muniz
Doutorado em Língua Portuguesa


Temas de interesse: Língua portuguesa como L2. Formação do leitor. Produção de material didático para ensino de língua portuguesa como L2. Estratégias de ensino de língua portuguesa. Alfabetização e letramento.

 Currículo Lattes

Wilma Favorito
Doutorado em Linguística Aplicada


Temas de interesse: Educação bi/multilíngue e intercultural de surdos. Ensino-aprendizagem de leitura e escrita em Língua Portuguesa para surdos. Produção de material didático para ensino de língua portuguesa como L2 ou língua adicional para surdos. Lexicografia terminológica de Libras (organização e análise de glossários bilíngues-Libras/Língua Portuguesa).

 Currículo Lattes

Linha de Pesquisa 3
Surdos: Memória, Marcadores Linguísticos, Culturais e Territoriais

Rejane Lopes Rodrigues
Doutorado em Memória Social


Temas de interesse: História da Filosofia. Filosofia e Educação. História e Filosofia da Ciência. História do Cinema. Cinema e Educação. Memória Social. Estudos de Gênero. Teorias Feministas. Feminismo Pós-Estruturalista. Corpo, Gênero e Sexo. Teoria Queer. Feminismo e Surdez. Violência contra mulheres surdas. Violência patrimonial contra mulheres surdas.

Currículo Lattes

Ricardo de Souza Janoario
Doutorado em Serviço Social 


Temas de interesse: Pedagogia Crítica. Relações étnico-raciais e educação. Educação Antirracista. Políticas públicas de promoção da equidade racial. Formação de professores, pedagogos e gestores educacionais. Educação de Surdos. Estudos Decoloniais. Interculturalidade Crítica .

Currículo Lattes

José Renato de Carvalho Baptista
Doutorado em Antropologia


Temas de interesse: Teorias da Cultura. Estudos Culturais e Minorias. Antropologia da Educação. Antropologia das Populações Afro-brasileiras. Historia e Cultura Afro-brasileira e Indígena. Culturas Afro-Caribenhas. Relações Raciais e Educação. Relações Interétnicas Corpo, sociedade e cultura. Corporeidade e Cultura. Gênero e sociedade. Antropologia da Religião. Antropologia das Religiões Afro-brasileiras e Afro-Americanas.

Currículo Lattes

Maria Izabel dos Santos Garcia
Doutorado em Antropologia 


Temas de interesse: Políticas públicas e acessibilidade. Educação bilíngue para surdos. Comunidade, cultura, circuito de surdos.Novas formas de subjetivações. Corpo e estigma.

Currículo Lattes

Solange Rocha
Doutorado em Educação


Temas de interesse: História da Educação. História da Educação de Surdos. História das Instituições Educacionais. Fontes documentais e métodos de investigação. Pensamento educacional brasileiro. Arquivos históricos. Educação em rede.

Currículo Lattes