1º Seminário do Mestrado Profissional
em Educação Bilíngue do INES
em Educação Bilíngue do INES
INES de Portas Abertas
11 a 14 de novembro de 2024 | Instituto Nacional de Educação de Surdos
INES de Portas Abertas
11 a 14 de novembro de 2024 | Instituto Nacional de Educação de Surdos
As inscrições ocorreram de 28 de outubro a 7 de novembro.
Haverá certificados para participantes que frequentarem, no mínimo, 75% das atividades previstas do Seminário.
O que é?
O I Seminário do Mestrado Profissional em Educação Bilíngue: INES de Portas Abertas é um evento voltado à difusão de pesquisas e produtos educacionais voltados à pessoas surdas e com deficiência produzidos no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação Bilíngue (PPGEB) do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), centro de referência pública federal na área da surdez.
PPGEB completará 5 anos! Vamos comemorar?
O Mestrado Profissional em Educação Bilíngue completa cinco anos em 2024 e é o único Programa de Pós-graduação Stricto Sensu no Brasil com enfoque para a produção de artefatos educacionais bilíngues (Libras/Língua Portuguesa), pesquisas sobre políticas públicas e educacionais para pessoas surdas e com deficiência, bem como aspectos históricos, linguísticos e culturais relacionados à comunidade surda, resultando em ferramentas técnicas e artísticas.
Momentos do nosso evento
Momento 1: O I Seminário do Mestrado profissional em Educação Bilíngue, com a divulgação de pesquisas e produtos de docentes, discentes e egressos, conforme as Linhas de pesquisa do PPGEB;
Momento 2: O INES de Portas abertas, uma ação de extensão para a comunidade escolar, contemplando pessoas surdas e com deficiência e familiares. O INES de Portas abertas promoverá:
A oficina Estampe-se;
Mostra Transbordado com materiais artísticos produzidos por familiares de estudantes do CAP-INES;
Exposição Infinitas linguagens do AEE bilíngue do CAP-INES, sob a coordenação do grupo de pesquisa ArteGestoAção.
Dúvidas?
Se tiver alguma dúvida, entre em contato com a comissão pelo email: seminarioppgebines@gmail.com
Comissão organizadora
Coordenação geral: Lívia Letícia Belmiro Buscácio
Comissão organizadora e científica: Elaine Costa Honorato, Sara Moitinho, Lívia Letícia Belmiro Buscácio, Fernanda Beatriz Caricari de Morais, Rejane Lopes Rodrigues, Cristiane Correia Taveira, Maria Lucia Vignoli Rodrigues de Moraes, Alexandre Rosado.
Dia 11 de novembro
13h30 – 14h
Abertura
Auditório Central do INES
14h – 15h30
Mesa redonda com docentes da Linha 1
15h30 – 16h INTERVALO
16h – 16:30
Pôsteres com debate
Salas do DESU
16h30 – 18h
Sessão de comunicação de discentes da Linha 1
Auditório Central do INES
18h – 19h
INES de Portas abertas
Sala de artes do DEBASI
Dia 12 de novembro
13h30 – 14h
Abertura
Auditório Central do INES
14h – 15h30
Mesa redonda com docentes da Linha 2
15h30 – 16h INTERVALO
16h – 16:30
Pôsteres com debate
Salas do DESU
16h30 – 18h
Sessão de comunicação de discentes da Linha 2
Auditório Central do INES
Dia 13 de novembro
13h30 – 14h
Abertura
Auditório Central do INES
14h – 15h30
Mesa redonda com docentes da Linha 3
15h30 – 16h INTERVALO
16h – 16:30
Pôsteres com debate
Salas do DESU
16h30 – 18h
Sessão de comunicação de discentes da Linha 3
Auditório Central do INES
Dia 14 de novembro
10h – 12h
INES de Portas abertas
Sala de artes do DEBASI
13h30 – 14h
Abertura
Auditório Central do INES
14h – 15h30
Roda de Conversa com Egressos das Linhas 1, 2 e 3
15h30 – 16h INTERVALO
16h – 18h
Balanço do Evento
Auditório Central do INES
A programação está organizada de forma a difundir pesquisas, processos e produtos ligados às temáticas das Linhas de pesquisa do Mestrado profissional em Educação Bilíngue, a saber: Linha 1) Educação de surdos e suas interfaces; Linha 2) Língua e Linguagem; Linha 3) Memória, Marcadores Linguísticos, Culturais e Territoriais.
O INES de Portas Abertas se constitui como um conjunto de ações voltadas para a educação básica e desenvolvidas por grupos de pesquisa ligados ao Programa de Pós-graduação em Educação Bilíngue.
11 de novembro de 2024
13h30
Credenciamento e Abertura
Auditório do Prédio Central do INES (Prédio Histórico)
14h-15h30
Mesa redonda com docentes da Linha 1 - “Educação de Surdos e suas interfaces”
Auditório do Prédio Central do INES (Prédio Histórico)
Ana Regina Campello e Sara Moitinho
“Pedagogia visual, Educação Bilíngue e Intercultural”
Alexandre Rosado e Cristiane Taveira
“ Produção de materiais para o letramento visual”
Cláudia Pimentel e Elaine Costa Honorato
"Espaços de Livro e Leitura"
Mediadora: Lívia Buscácio
15h30 – 16h
Intervalo
16h –16h30
Sessão de Pôsteres
Ana Paula Fiuza Zylberberg
“Animação em 3D e a produção de conhecimento de mundo na EJA”
Edécio Ambrósio de Lima
“Improviso, performance e criação: possibilidades de reconto através de um jogo de RPG”
Renan Aprígio de Almeida
“Do livro multiformato ao stopmotion”
Flávia Regina França Pascoal Oliveira
“O Atendimento Educacional Especializado (AEE) e as Possiblidades na Educação de Surdos e seus familiares com as novas tecnologias: Experiências a partir de políticas públicas no Município de Rio das Ostras (RJ)”
Márcia Simone da Silva
“O uso de Libras para trabalhar temas de matemática em oficinas pedagógicas com alunos surdos da Educação Básica: a experiência de uma professora surda.”
Flávio Domingos
“Análise da acessibilidade aos surdos nas plataformas digitais das instituições educacionais de Ensino Superior, sendo elas: Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES) e Instituto Federal Fluminense Campos Centro (IFF).”
Mediadoras: Cristiane Taveira e Sara Moitinho
16h30 – 18h
Sessão de Comunicação de discentes e egressos da Linha 1
Auditório do Prédio Central do INES (Prédio Histórico)
Andreza da Silva Gonçalves Raphael
“Dos estudos fonológicos da linguística da Libras à prática escolar no INES: proposta didática para alunos surdos do 5º ano no Ensino Fundamental I”
Verônica de Santana Pedrosa
“Produção de materiais didáticos afrorreferenciados para o conto e reconto de histórias”
Renan Aprígio de Almeida
“Animação em stop motion como apoio para o reconto de histórias em Libras”
Beatriz de Souza Pinto
“Composição visual de websites de glossários em Língua de Sinais: mapeando os elementos constituintes, suas relações e variações”
Rejane Silvéria da Silva
“A capacitação de professores substitutos para atuar nos Cursos de Libras do DDHCT”
Samantha Rocha e Salomão Rocha
“Práticas inclusivas no Atendimento Educacional Especializado para Surdos: desafios e possiblidades”
Mediadora: Ana Regina e Souza Campelo
18h20 – 20h
INES de Portas abertas
Sala de Artes no Prédio Histórico
Oficina de Estamparia
Lúcia Vignoli
12 de novembro de 2024
13h30
Credenciamento e Abertura
14h-15h30
Mesa redonda com docentes da Linha 2 - Língua e Linguagem
Auditório do Prédio Central do INES (Prédio Histórico)
Valéria Muniz e Daniele Mendes Ramos
“Cidadania linguística, educação decolonial e letramentos com alunos surdos”
Lívia Buscácio
“Saberes literários e linguísticos na educação com pessoas surdas: um “viver entre-línguas”.
Fernanda Caricari
“Metodologias ativas no ensino de leitura e escrita como L2”
Luciane Cruz e Wilma Favorito
“Manuário Acadêmico e Escolar do INES”
Mediadora: Elaine Costa Honorato
15h30 – 16h
Intervalo
16h –16h30
Sessão de Pôsteres
Letícia de Jesus Torres Pinel
“Experiência literária com crianças surdas: a relevância da comunicação nos primeiros anos escolares”
Edileuza de Albuquerque Cardoso
“Criação de um glossário bilíngue (Libras-Língua Portuguesa) dos principais pontos turísticos de Cachoeiras de Macacu -RJ”
Jovania da Silva Carvalho
“Entre linhas e mundos: a arte de formar leitores.”
Vanessa Rodrigues de Andrade
“Jogos digitais como proposta de letramento bilíngue de alunos surdos”
Mediadoras: Valéria Muniz e Lívia Buscácio
16h30 – 18h
Sessão de Comunicação de discentes e egressos da Linha 2
Auditório do Prédio Central do INES (Prédio Histórico)
Danielle Reis Araújo
"O SLAM como voz: narrativas de (re)existências de Edinho santos e Negabi"
Viviane Cavalcante
“Trajetórias possíveis na construção de conhecimento acadêmico no Mestrado Profissional em Educação Bilíngue”
Giovane Brito
“A representação dos surdos e da Libras na contemporaneidade: um estudo sistêmico-funcional de orientações voltadas à professores de crianças surdas e de publicações da mídia impressa digital”
Saimon Reckelberg
“O tradutor transcriador e a multimodalidade: traduzindo materiais bilíngues do português para Libras.”
Aline Pavão
“Com as mãos se sinaliza e, também, se escreve.”
Bárbara Camilla de Souza Carvalho
“Amparo às famílias e estudantes do AEE bilíngue no Cap-INES através do conhecimento da Libras e da Língua portuguesa, pelo olhar da Análise de discurso.”
Mediadora: Wilma Favorito
13 de novembro de 2024
13h30
Credenciamento e Abertura
14h-15h30
Mesa redonda com docentes da Linha 3 - Memória, Marcadores Linguísticos, Culturais e Territoriais.
Auditório do Prédio Central do INES (Prédio Histórico)
Rejane Rodrigues, José Renato Baptista, Aline Lage, Ricardo Janoário e Solange Rocha
"Docência e Pesquisa no PPGEB: com a palavra professores da Linha 3”
Mediadora: Luciane Cruz
15h30 – 16h
Intervalo
16h – 18h
Sessão de Comunicação de discentes e egressos da Linha 3
Auditório do Prédio Central do INES (Prédio Histórico)
Juliane Cristina Brizola de Oliveira Santos Duarte
“Multidimensionalidade Artística na Educação de Surdos.”
Sidney Charles Nascimento Tavares
“Asilar, acolher e civilizar: a educação de surdos e indígenas nas casas de acolhimento e órfandade paraenses.”
Samyra Silos dos Santos Batista
“Os acervos documentais do INES como difusores histórico e cultural da memória social da educação dos surdos no Brasil.”
Christiane do Nascimento Santos
“O Instituto Nacional de Surdos Mudos (INSM) na Era do Dr. Armando Paiva de Lacerda (1930-1947): O olhar de Cecília Meireles, Lea Carneiro e Regina Rondon.”
Daniela de Carvalho Cruz
“A literatura surda como ferramenta na construção do protagonismo do jovem surdo.”
Jacqueline Aparecida Félix dos Santos Jordão
“Deaflympics: uma análise sobre a inclusão do Brasil no esporte internacional em uma perspectiva dos direitos humanos.”
Mediadora: Solange Rocha
14 de novembro de 2024, 10h às 18h.
10h-12h
INES DE PORTAS ABERTAS
Auditório do prédio principal e entrada do INES
Mostra Transbordado, com artes produzidas por familiares do CAP-INES na oficina Transbordado
Lúcia Vignoli
Exposição Infinitas Linguagens
Elaine Costa Honorato e Viviane Espírito Santo dos Santos
Mediação: Jovania Carvalho
14h -15h30
Roda de conversa com egressos das Linhas 1, 2 e 3
Auditório do Prédio Central do INES (Prédio Histórico)
Jennifer Welte Neves Rangel
“Análises de uma perspectiva bilíngue do Departamento de Ensino Superior sob a ótica dos Tradutores Intérpretes de Libras”
Juliana Fernandes Montalvão Mateus
“A Literatura e suas contribuições para o processo aprendizagem na Educação Bilíngue de alunos surdos”
Darley Goulart Nunes
“Cardápio de opções do gênero acadêmico em Língua de Sinais para o Ensino Superior”
Vanda Cíntia Lopes Pessôa
“Legendagem para surdos: uma experiência no mestrado do INES”
Luciana Maneschy
“Consurdo um aplicativo bilíngue em Nova Iguaçu”
Anatacha Scezsny Lochi
“O Excêntrico Gabinete de Curiosidades do Silêncio”.
Aline Rodrigues Machado
“O esporte surdo. Um olhar sobre as competições esportivas surdas da década de 1950.”
Mediadora: Rejane Rodrigues
15h30 – 16h
Intervalo
16h –18h
Balanço do Evento e encerramento
Auditório do Prédio Central do INES (Prédio Histórico)